A história de “Grandpa”
Quem viu a foto abaixo, postada na nossa pagina do Facebook com a legenda: “Kurt Cobain e ‘Grandpa’ fotografados por Mary Lou Lord.” pode ter ficado curioso pra saber quem é “Grandpa”. Então vamos a uma breve (só que não) explicação.
A história de “Grandpa”, o Martin D-18 de Kurt Cobain
A história deste Martin D-18, 1953 (numero de série #132933) começa em 1988, quando foi comprado por Mary Lou Lord, uma música de rua – indie folk de Salem, Massachusetts. De acordo com Mary Lou, o apelido de “Grandpa” (Vovô), como o violão é conhecido hoje, foi dado carinhosamente por Kurt Cobain, devido à sua semelhança com um velho e “grosseiro” avô: mau vestido e desgastado, mas cheio de histórias, memórias, sabedoria e charme. A seguir, um trecho das lembranças de Mary Lou:
Depois de tudo isso, uma das melhores coisas da minha vida aconteceu. Eu tive a sorte de conhecer outro compositor incrivelmente talentoso chamado Elliott Smith (Unofficial: Elliott Smith. Ele estabeleceu um novo patamar para a música e eu realmente acredito que ele seja uma das grandes vozes da nossa geração.
Em 1995, levei Elliot em sua primeira turnê como o meu ato de abertura. Eu adorava suas canções e nossa amizade era profunda. Embora nosso relacionamento fosse estritamente platônico, foi Elliot quem me ajudou a preencher o vazio após a perda de Kurt. Em ambas as turnês que Elliott e eu seguimos juntos, foi com o Martin que acabaríamos tocando nas primeiras horas da manhã em nosso quarto de hotel… Eu acredito que o “Grandpa” é o ÚNICO instrumento no mundo que foi tocado, adorado e amado tanto por Kurt Cobain quanto por Elliott Smith. Também foi tocado na ocasião por Shawn Colvin e, claro, eu. (Ele aparece na capa do meu álbum, “Mind The Gap”, e também em muitas das minhas outras fotos. Basta fazer uma pesquisa no Google Imagens por Mary Lou Lord).
Comentários