Nirvana no The Garage – 11 de Outubro de 1989
No dia 11 de outubro de 1989 rolava o show do Nirvana no The Garage, em Denver, Colorado. Foi o primeiro show da banda em Denver assim como no estado do Colorado. Confira:
Nirvana no The Garage
O show do Nirvana no The Garage em 11 de outubro de 1989 foi o primeiro da banda no clube The Garage, na cidade de Denver e no estado do Colorado. A banda formada na época por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Chad Channing, divulgava seu álbum de estreia, “Bleach” pelos Estados Unidos. Logo eles embarcariam em uma turnê pela Europa. Esse foi o penúltimo show do Nirvana em solo norte-americano antes da tour ao lado do TAD.
Naquela quarta-feira, o Nirvana estava marcado para tocar no The Garage com a banda local The Fluid na sequencia. Em 1988 as duas bandas já haviam dividido o palco do Sub Pop Sunday e no inicio de 1989 tocaram no East Ballroom da University of Washington, em Seattle. Mais tarde, em janeiro de 1991, Nirvana e The Fluid ainda lançariam o split-single, “Candy/Molly’s Lips” pela Sub Pop Records.
Sobre o clube The Garage não existe muita informação disponível. Ele ficava localizado no nº 2301 da Blake Street de Denver e entre 1990 e 1992 recebeu bandas como Faith No More, The Smashing Pumpkins e Tori Amos. O Nirvana mesmo voltaria a tocar por lá em 14 de maio de 1990, ainda com Chad como baterista.
O Show – Nirvana no The Garage
O setlist do Nirvana no The Garage contava com dezesseis musicas. Na ordem eram; “School”, “Scoff”, “Love Buzz”, “Floyd The Barber”, “Dive”, “Polly”, “Big Cheese”, “About A Girl”, “Token Eastern Song”, “Even In His Youth”, “Breed”, “Spank Thru”, “Stain”, “Been A Son”, “Negative Creep” e “Blew”. Nem todas as musicas estão completas no vídeo amador que circula pela internet. Falta o inicio de “School”, “Scoff”, “Big Cheese”, “Even In His Youth” e “Spank Thru”. Enquanto em “Breed” falta o fim. As demais estão completas. Confira:
Curiosidades – Nirvana no The Garage
Existem algumas curiosidades no set escrito a mão para o show daquela noite. A musica listada como “J. Poneman” é “Big Cheese”, uma “homenagem” a Jonathan Poneman, da Sub Pop Records. Na letra Kurt fala sobre as pressões as quais as bandas são submetidas para agradar seu empresário, ou neste caso, o “grande queijo”. Muitos acham que a letra é uma generalização, mas essa “homenagem” no setlist mostra exatamente de quem Cobain estava falando.
“New Song” é “Token Eastern Song”, também conhecida como “Junkyard” ou “Born in a junkyard”. Os dois últimos nomes provavelmente surgiram de uma má interpretação da letra. Muitos fãs pensam que “Born in a Junkyard” é o que Kurt fala no refrão da musica, mas na verdade ele está dizendo “Hold it in your gut”, de acordo com Chad Channing.
“Imodium” é o nome inicial de “Breed”. O título era uma referência a marca de um medicamento antidiarreico que o vocalista do TAD, Tad Doyle, usava. Nos diários de Kurt ela aparece como “Immodium” (com dois “m’s”).
Não existem registros fotográficos conhecidos do show do Nirvana no The Garage.
Comentários